segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Existe MP9?

. segunda-feira, 29 de setembro de 2008


Existe MP9?
06/08

Imagine a cena. Eu chego na casa de meu primo, que sabe que eu adoro novidades de tecnologia. Mal chego e ele dispara:

- Cynara, comprei um MP9. - fala, radiante.
- Um o quê? - eu, com cara de susto
- Um MP9! - diz, desconfiando que eu não sabia o que era.
[Pausa para um minuto de silêncio constrangedor]
- Erh… mas… MP9 não existe… - falo, como se estivesse contando a uma criança que papai Noel não existe.
- Como não existe? Comprei um ontem no Mercado Livre! Tem TV, rádio, MP3, MP4, celular, câmera…

Mudei de assunto. Não queria chatear meu primo, ele já havia comprado mesmo. Mas porquê você está contando isso, Cynara? Para ser um alerta a todos vocês que vêem estes “brinquedinhos mágicos” que fazem mil e uma coisas. Em geral, você encontra mais facilmente para vender no Mercado Livre, trazido direto da China. Mas existe ou não existe MP9?

mp10-mp9-mp8-mp7


Há alguns anos atrás, foi inventado o MP3, cujo nome é uma abreviação de MPEG 1 Layer-3, onde o 3 corresponde a camada de esquema de compressão de áudio do MPEG 1. O MP3 é na verdade um formato de arquivo de áudio, com pouca perda de qualidade e tamanho reduzido. Logo, o correto não é dizer “comprei um MP3″, mas sim “comprei um mp3 Player”.

Da mesma forma, o MP4 é um tipo de arquivo de mídia, e o nome é uma abreviação de MPEG-4 Part 14. Ué, mas não deveria se chamar MP14, como o MP3 que usa o número da camada? O fato é que preferiram usar o 4 do MPEG-4, por ser mais sonoro. Da mesma forma, você compra um MP4 Player, não um MP4.

Voltando ao nosso assunto. Como podem ver, existe o formato MP4 e o MP5, mas acima disso, é um mero nome que se batiza para atrair as pessoas, que acreditam que quanto maior o número depois do MP, melhor. Já existe até MP10! Este MP9, na verdade, não passa de um celular que faz um pouco de tudo. Se for assim, meu Nokia tira foto, faz vídeo, toca MP3, escuto rádio, entro na internet e ainda liga (!!!), então é no mínimo um MP6. :D

Deixo o alerta aqui para que vocês não comprem gato por lebre, pois muitas vezes esses produtos são de marcas completamente desconhecidas, sem muita qualidade e sem garantia. O preço é tentador, eu sei. Um celular de uma marca reconhecida com os mesmos recursos é bem mais caro sim, mas você sabe que está levando algo de qualidade, com garantia e que vai durar até você enjoar. Então, fiquem de olho vivo em papo de vendedor! ;)

autor mundo tecno

1 comentários:

Anônimo disse...

Booooooooooooooooooooooa!!!!!!!!!!!!!!!!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Comente

 

Receba Posts gratuitamente!

Coloque o seu endereço de e-mail:

by FeedBurner

photobucket

Colaboradores

Powered By Blogger

Seguidores