Toma posse o primeiro ministro negro do STJ
Benedito Gonçalves, toma posse como o primeiro ministro negro do STJ.
Setembro, 2008.
Nesta quarta-feira (17/9), o pleno do STJ (Superior Tribunal de Justiça) empossa Benedito Gonçalves na vaga de ministro do Tribunal. A cerimônia acontece às 17h. Gonçalves vai ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro José Delgado, ocorrida em junho deste ano.
O magistrado foi aprovado em sabatina na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado realizada no dia 13 de agosto. A aprovação pelo Plenário aconteceu no dia 26 de agosto, e a nomeação pelo presidente da República foi publicada na edição do último dia 28 do Diário Oficial da União.
De acordo com informações do STJ, já confirmaram presença no evento o ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o também ministro do STF Ricardo Lewandowski, o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Rider Nogueira de Brito, o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli e os governadores do Rio de Janeiro e da Paraíba, Sérgio Cabral e Cássio Cunha Lima.
Benedito Gonçalves iniciou sua carreira como juiz federal em 1988. Foi promovido, dez anos depois, ao cargo de desembargador federal do TRF-2. Como desembargador, foi coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região. No cargo, promoveu a adesão dos órgãos públicos do Rio de Janeiro ao processo digital.
Gonçalves é o segundo negro indicado para os tribunais superiores pelo presidente Lula. O primeiro foi o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa, que ganhou notoriedade pela relatoria do processo sobre o chamado escândalo do “Mensalão”.
sábado, 4 de outubro de 2008
Toma posse o primeiro ministro negro do STJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Comente